O geoprocessamento pode ser definido como o conjunto de ciências, tecnologias e técnicas empregadas na aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, cruzamento, exibição, documentação e distribuição de dados e informações geográficas.
A tecnologia de geoprocessamento é utilizada em inúmeras áreas tais como: Meio Ambiente, Telecomunicações, Negócios e Marketing, Monitoramento de Frotas, Agricultura etc. Em cada área a que se aplica, a engenharia de projeto geotecnológico procura criar um modelo de análise específico para o universo a ser estudado, de tal forma que os objetos possam ser observados intrinsecamente e em suas inter-relações.
Contudo, o geoprocessamento se trata de processamento informatizado de dados georeferenciados, que utiliza programas computacionais que permitem o uso de informações cartográficas (por exemplo, mapas), e informações a que se possa associar coordenadas.
Para se realizar o geoprocessamento são necessários cinco elementos, sendo eles: recursos humanos, dados geográficos, equipamentos, programas computacionais e método de trabalho. Todos esses elementos devem ser modelados ou especificados, de acordo com a aplicação do geoprocessamento que se deseja alcançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário